Resistores


Resistor é um componente amplamente usado em circuitos elétricos, sua função é transformar energia elétrica em energia térmica (Efeito Joule) e/ou limitar a quantidade de corrente que passa em um circuito. Essa limitação ocorre devido a oposição a passagem de elétrons no condutor, causada pelo resistor.

Quando uma corrente elétrica percorre um resistor, ocorre milhares de colisões entre os elétrons. em consequência dessas colisões ocorre o aumento na temperatura do resistor. Este efeito é o principio de funcionamento dos aquecedores elétricos em geral, como o chuveiro, por exemplo.

A resistência elétrica R do resistor é a razão entre a tensão aplicada V e a corrente I que percorre o resistor (R=V/I). No Sistema Internacional sua unidade de medida é o ohm (Ω), em homenagem ao físico Georg Simon Ohm.
Resistor
Em circuitos elétricos, os resistores são representados da seguinte maneira:

Representação resistor


Código de Cores dos resistores
O valor da resistência elétrica de um resistor pode vir impresso ou indicado através de faixas coloridas. Para ler o código de cores devemos considerar que:
1) A faixa mais próxima de uma extremidade é a primeira faixa
2) A primeira faixa colorida representa o primeiro algarismo do valor da resistência.
3) A segunda faixa representa o segundo algarismo.
4) A terceira faixa indica quantos zeros devem ser acrescentados aos dois algarismos anteriores.
5) A quarta faixa indica a imprecisão no valor da resistência. A falta desta faixa indica imprecisão de 20%.

Na tabela abaixo, consta as cores e seus respectivos valores.

Tabela cores e valores

Exemplo: Resistor com faixas nas cores vermelho, violeta, marrom e dourado. O resistor tem resistência de 270Ω, podendo variar 5% para mais ou para menos.




Anterior                        Página do Curso                  Próximo 
Previous
Next Post »

Comente com o Facebook:

1 comentários:

Write comentários
Unknown
AUTHOR
21 de abril de 2018 às 06:43 delete


Wow, this piece of writing is nice, my younger sister is analyzing these kinds of things, so I am going to let know her. yahoo email login

Reply
avatar

Utilize a caixa de texto acima para comentar com sua conta do facebook, e a caixa abaixo para comentar com uma conta do google. EmoticonEmoticon