Simulando arduino pelo navegador

Ao projetar um circuito eletrônico, é recomendado simula-lo antes de fazer a montagem física do circuito, pois assim, podemos encontrar falhas, analisar se o resultado é o esperado e fazer alterações no projeto de maneira rápida e fácil. A Autodesk disponibiliza gratuitamente uma excelente ferramenta para simulação de circuitos eletrônicos. Essa plataforma pode ser acessada online por qualquer computador. Nela é possível utilizar a placa arduino uno, multímetro, osciloscópio, resistores, sensores, motores, circuitos integrados entre outros componentes para simulação.
Para usa-la basta acessar www.tinkercad.com/circuits e realizar um rápido cadastro de e-mail.
Após cadastrar, já logado no site, clique em “circuits” e depois em “Create New Circuit”. Algumas opções do site aparecem em inglês e outras em português, mas a plataforma é bem intuitiva, qualquer pessoa pode usar sem dificuldades. A figura abaixo demonstra como é simples a interface da plataforma.


No menu destacado na imagem com o Nº1, tem as opções de editar o código do micro controlador, acessar os componentes, iniciar/pausar a simulação, salvar e compartilhar.
Ao clicar em algum componente é aberta a janela Nº2, onde é possível alterar os parâmetros do componente. Já na janela Nº3, aparecem os componentes ou o código para edição.
Já conhecia este simulador? Usa outro simulador? Deixe nos comentários!


Previous
Next Post »

Comente com o Facebook:

Utilize a caixa de texto acima para comentar com sua conta do facebook, e a caixa abaixo para comentar com uma conta do google. EmoticonEmoticon