Economizadores de energia elétrica, Funcionam?

Nos ultimos anos o preço da energia elétrica aumentou bastante, pesando ainda mais no bolso dos consumidores. Para tentar reduzir o preço da fatura, muitos estão recorrendo aos chamados "economizadores de energia", que prometem uma redução de 5% a 40% no consumo dos equipamentos elétricos. Mas fica a dúvida, realmente funciona ou é apenas mais uma enganação?

Aparelho vendido no Mercado Livre

Os anúncios dos "economizadores" na internet, apresentam diferentes explicações do funcionamento do equipamento, o que já gera uma desconfiança. Uma explicação resumida muito comum nesses anúncios diz que o economizador "elimina a energia reativa do circuito que ele for instalado, melhora a eficiência dos aparelhos, diminuindo assim o consumo". Para uma pessoa leiga, pode até fazer sentido essa frase, mas quem tem conhecimento na área elétrica sabe que o consumidor residencial paga apenas pela potência ativa consumida, que é medida em KWh (Quilowatt-hora), ou seja, mesmo que o aparelho realmente reduza ou elimine a potência reativa, que é medida em KVA (Quilovoltamperes), não fará diferença significativa para um consumidor residencial.

No vídeo abaixo, o engenheiro eletricista André Mafra, do canal Engehall demonstra de forma prática que os economizadores não passam de uma enganação.




Latest
Previous
Next Post »

Comente com o Facebook:

Utilize a caixa de texto acima para comentar com sua conta do facebook, e a caixa abaixo para comentar com uma conta do google. EmoticonEmoticon