Dos engenheiros de ontem para os engenheiros de amanhã


O livro “Dos engenheiros de ontem para os engenheiros de amanhã” é uma publicação de quinze capítulos cujos temas estão relacionados aos mais diversos aspectos das Engenharias do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Inicialmente, houve uma chamada para toda comunidade do ICT e no decorrer do prazo estipulado para o envio dos capítulos a equipe de projeto formada pelas bolsistas e mais quatro voluntários, além de mim mesma (Raquel Anna Sapunaru), fomos organizando o material e chamando os autores. Além disso, lançamos um concurso de fotos cujo tema era o prédio do ICT. Assim, as fotos que ilustram a primeira página de cada capítulo também têm seus autores creditados no COPYRIGHT.
O livro foi organizado por ordem alfabética de título, de modo a não privilegiar qualquer autor ou assunto. Além disso, é uma homenagem ao discente Konrado, autor da arte do título, falecido em um trágico acidente. Todas as homenagens ao Konrado foram prestadas na ‘Apresentação’ do livro.

Capítulo 1  BIOMECÂNICA: FERRAMENTA PROMISSORA NO COMBATE AO CÂNCER: Apresenta alguns conceitos envolvendo a mecânica celular e como os avanços nessa área podem ser relevantes para a compreensão de fenômenos migratórios e mecânicos de células cancerígenas, o que poderá contribuir de maneira relevante para o desenvolvimento de estratégias para tratamentos antitumorais.

Capítulo 2  BIOPOLÍMEROS: PRODUÇÃO, APLICAÇÃO E POTENCIAL DE CRESCIMENTO: Apresenta os principais biopolímeros utilizados atualmente, suas respectivas formas de obtenção industrial e aplicabilidade, além de enunciar o potencial de crescimento econômico do mercado de bioplásticos.

Capítulo 3  BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A FUSÃO NUCLEAR CONTROLADA: UMA ABORDAGEM TEXTUAL: Apresenta, brevemente, o poder da energia nuclear obtida por fusão e o que existe concretamente sobre ela no mundo e no Brasil.

Capítulo 4  CÁLCULO DIFERENCIAL NA ÉPOCA DE EUCLIDES: REVISANDO A FILOSOFIA POR DETRÁS DO CONCEITO DE INFINITO: Apresenta o resgate de toda a discussão filosófica por trás do cálculo diferencial, e, para isto, também discute proposições matemáticas como foram provadas na época de Euclides, mostrando que os conceitos por trás do cálculo já estavam presentes desde a antiguidade e são responsáveis por belíssimos e úteis resultados matemáticos.

Capítulo 5  EFEITOS: AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO NA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS E ANTOCIANINAS EM POLPAS DE PITAIA VERMELHA E BRANCA (HYLOCEREUS UNDATUS E POLYRHIZUS): Apresenta experimentos com a pitaia branca e a vermelha e mostra que a branca não apresentou teores de antocianina e a vermelha apresentou a maior concentração de antocianina no estado in natura.

Capítulo 6  MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Apresenta o estado da arte sobre o desempenho e durabilidade das construções e as manifestações patológicas mais comuns: deterioração do concreto, corrosão de armaduras, trincas e fissuras, degradação de revestimentos cerâmicos, eflorescências, criptoflorescências, sujidade, mofo e bolor.

Capítulo 7  MANUAL BÁSICO: LUBRIFICAÇÃO E LUBRIFICANTES APLICADO À COMPONENTES DE MÁQUINAS: Apresenta uma descrição sobre a classificação de óleos para motor, explana-se sobre mancais e engrenagens e, após isso, são apresentadas explicações sobre o mecanismo de lubrificação hidrostática, hidrodinâmica e limítrofe.

Capítulo 8  MODELANDO DEFORMAÇÕES COM O GEOGEBRA: Apresenta uma facilitação dos conceitos de deformação através da modelagem dinâmica de alguns movimentos no GEOGEBRA.

Capítulo 9  NIKOLA TESLA: EXCENTRICIDADE VISIONÁRIA OU INVENTIVIDADE CIENTíFICA?: Apresenta um pouco da vida e da obra do grande engenheiro físico Nicolas Tesla para o público adolescente.

Capítulo 10  O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NAS PRÁTICAS DE UMA EQUIPE DE COMPETIÇÃO DE ENGENHARIA: COMPLEMENTANDO A FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS DE AMANHÃ: Apresenta uma contribuição para elaborações teóricas sobre o desenvolvimento de competências nas práticas sociais de equipes de competição de engenharia e cria perspectivas para investigações sobre como tais organizações complementam a formação acadêmica dos estudantes que delas participam.

Capítulo 11  O SETOR DE BASE FLORESTAL: CELULOSE E PAPEL: Apresenta, Inicialmente, a evolução histórica do Setor de Base Florestal, focando, principalmente no segmento da celulose e do papel, na dinâmica do setor no mercado nacional e internacional, na cadeia produtiva da celulose e papel e finalizando com um panorama econômico da cadeia produtiva em questão.

Capítulo 12  RECONFIGURAÇÕES NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO: APORTES DO REUNI: Apresenta uma proposta no intuito de consolidar e aperfeiçoar o sistema público de educação superior, com destaque para a revisão de currículos e projetos acadêmicos, além de ampliar as vagas e as formas de inserção nos cursos de graduação no Brasil.

Capítulo 13  RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO GRADUANDO DE ENGENHARIA: REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS MINERAIS: Apresenta uma explanação prática, embasada em atividades realizadas no curso de Engenharia Química da UFVJM, algumas formas de ilustrar aos alunos como a profissão do engenheiro pode atuar no desenvolvimento de estudos direcionados ao reaproveitamento de rejeitos e resíduos diversos na obtenção de novos produtos.

Capítulo 14  SISTEMAS COMPENSATÓRIOS DE DRENAGEM PLUVIAL: Apresenta estudos de sistemas de drenagem chamados “compensatórios”, de modo que a água proveniente da chuva não fique estocada causando inundações nem escoe rapidamente causando fortes correntes d’água, mas seja reservada e infiltre o máximo de volume.

Capítulo 15  USO DO ÓLEO DA MAMONA NA CONFECÇÃO DE PRÓTESES: Apresenta o uso do óleo da mamona como uma grande solução para pequenos reparos e montagem de próteses sob medida.

Download - Mega - Google Drive

Atualizado: Adequação às normas da ABNT.

Permitida a distribuição sem fins lucrativos.


Previous
Next Post »

Comente com o Facebook:

Utilize a caixa de texto acima para comentar com sua conta do facebook, e a caixa abaixo para comentar com uma conta do google. EmoticonEmoticon