Modelo Atômico de Dalton

No século V a.C., os filósofos gregos Demócrito e Leucipo formularam uma teoria que visava explicar como é constituída a matéria. Segundo os filósofos a matéria era constituída de partículas indivisíveis que não poderiam ser destruídas, chamadas "átomos", palavra que em grego significa "indivisível".
Porém, essa teoria entrou em conflito com as ideias de Aristóteles, que dizia que a matéria era descontínua e que tudo seria formado apenas pelos “elementos”: fogo, terra, ar e água.

John DaltonEm 1803, John Dalton, retomando as ideias de Leucipo e Demócrito e acreditando nas leis da conservação de massa e da composição definida, propôs uma teoria que explicava estas e outras generalizações químicas.
A teoria atômica de Dalton foi baseada no seguinte modelo:
1. Toda matéria é composta de partículas fundamentais, os átomos.
2. Os átomos são permanentes e indivisíveis, eles não podem ser criados nem destruídos.
3. Os elementos são caracterizados por seus átomos. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos em todos os aspectos. Átomos de diferentes elementos têm diferentes propriedades.
4. Durante reações químicas, os átomos permanecem inalterados, apenas configuram outro arranjo.
5. Compostos químicos são formados de átomos de dois ou mais elementos em uma razão fixa.
A teoria de Dalton explicou a lei de Lavousier que refere-se a conservação da massa nas reações químicas. (Se os átomos são rearranjados, permanecendo inalterados durante uma reação química, então a massa total dos átomos dos reagentes deve ser a mesma que a dos átomos dos produtos.) e a lei da composição definida (Se cada composto é caracterizado por proporções fixas entre os números de átomos dos seus elementos componentes e se cada átomo de um dado elemento tem a mesma massa, então a composição de cada composto deve ser sempre a mesma).
Esta teoria contribui muito para o entendimento químico, pois além de fornecer respostas para alguns problemas químicos complexos, serviu de estimulo ao mundo científico estudar os átomos.


Previous
Next Post »

Comente com o Facebook:

Utilize a caixa de texto acima para comentar com sua conta do facebook, e a caixa abaixo para comentar com uma conta do google. EmoticonEmoticon