Lei de ohm



A lei de ohm é a relação mais importante que temos na eletrônica, ela relaciona a tensão, corrente e resistência em um circuito.

O físico alemão George S. Ohm foi quem realizou vários experimentos para relacionar a tensão num condutor com a corrente que passa por ele. Através das observações feitas Ohm concluiu que:

A intensidade da corrente elétrica em um condutor é diretamente proporcional à diferença de potencial nele aplicado e inversamente proporcional a sua resistência.

Essa afirmação é descrita pela seguinte expressão matemática.
Onde:
I= Intensidade da corrente em amperes
V= Tensão em volts
R= Resistência em ohms

Exemplo 1
Qual a corrente que passa por um condutor ligado a uma fonte de tensão de 12V, sabendo que sua resistência é de 6Ω ?
I=V/R     »   I=12V/     » I= 2A

Nesse caso, foi fornecido a tensão e a resistência para encontrarmos a corrente. Caso seja fornecido os valores da corrente e resistência podemos reorganizar a formula da seguinte maneira, para encontrar a tensão.

V=R.I
Ou da maneira abaixo, para encontrar a resistência, sabendo os valores de tensão e corrente.

R=V/I


Anterior                        Página do Curso                  Próximo 
Previous
Next Post »

Comente com o Facebook:

Utilize a caixa de texto acima para comentar com sua conta do facebook, e a caixa abaixo para comentar com uma conta do google. EmoticonEmoticon

Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum arquivo que seja de distribuição ilegal. A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Não apoiamos a pirataria, valorize os autores, compre o livro impresso.